No dia 17 de novembro, o auditório da AESA, em Arcoverde, foi palco do lançamento do livro “Abibiman: Uma Voz Negra do Sertão de Pernambuco”. Livro organizado pela historiadora Martha Rosa Figueira Queiroz, com artigos e depoimentos de Alder Júlio Ferreira Calado, Danielly Jalles, Eronice Leite, Francisco Romildo Silva, Gilson Pereira, Irailda Leandro, Joan Kleber Amorim da Silva, Lula Moreira, Magdalena Maria de Almeida e Valdira Ramos.
O livro é um dos resultados do Projeto Abibiman, a voz negra do sertão de Pernambuco, apoiado pelo Funcultura/Pernambuco e coordenado pela escritora Inaldete Pinheiro de Andrade e pela professora Martha Rosa.
O projeto teve como propósito principal a digitalização da coleção do jornal Abibiman, órgão de comunicação da ARHCA (Associação de Resgate Histórico e Cultural dos Afrodescendentes) no período de 1995 a 2008. O material, jornais digitalizados, entrevistas, imagens e a versão e-book do livro estão disponibilizados aqui no site negritos.com.br.
O evento de lançamento e apresentação da digitalização ocorreu em parceria com a ARHCA, que promoveu um ato na Praça Redonda com a participação de representantes de órgãos públicos e grupos sociais da cidade de Arcoverde. O ato contou com a presença de diversos grupos, como o Grupo Viver Capoeira do Mestre Canguru, Grupo Sertão Maracatu, Mestre Assis Calixto, Kleber Araújo, a cantora de rap Preta Iza, as yalorixás Janaína de Oxum, Mônica de Yemanjá, Larissa do Oxum, o coletivo Riso da Terra, Leandro Vaz e representantes da Secretaria de Ação Social. Todos apresentaram discursos impactantes e performances artísticas maravilhosas.
Após as atividades na Praça Redonda, o grupo seguiu em caminhada para o auditório da AESA, onde ocorreu o lançamento oficial do livro. O mestre de cerimônia, tanto na Praça quanto na AESA, foi o professor Jaelson Gomes. A atividade foi marcada por cinco momentos especiais, incluindo a oferta dos sabores da culinária afro-sertaneja pela vice-presidenta da ARHCA e culinarista Valdira Ramos, a bela apresentação musical do Coco das Irmãs Lopes com a participação do Mestre Assis Calixto, a apresentação do site negritos por Martha Rosa, seguida pelo lançamento do livro com falas de participantes como o professor Romildo Primo e a professora Irailda Leandro. Ney Mendes, representante da Secretaria de Cultura de Arcoverde, e a Mãe Mônica, da Casa Reino de Yemanja, também estiveram presentes nessa mesa.
Ao final do evento, ocorreu a doação de livros para instituições culturais e educacionais presentes, marcando o encerramento de uma noite memorável. Agradecimentos foram estendidos a todas as pessoas que participaram e contribuíram para a efetivação do projeto.
Axé e vida longa ao movimento negro de Arcoverde e à memória do grande Luizão, a quem dedicamos todo esse projeto.
A produção do evento foi realizada pela Associação Cultural Urucungo e pelo músico e produtor cultural Lula Moreira, com registro fotográfico de Alan Henrique e apoio da AESA, ARHCA, Funcultura/Pernambuco e Projeto Negritos.
Link para acessar o E-book: https://negritos.com.br/2023/11/17/e-book-abibiman/