No tópico Indicações de leitura (em Mais Imprensa Negra) do nosso site, você encontrará um conjunto de pesquisas, em formato de artigos, teses e dissertações sobre a imprensa negra. Leituras importantes para conhecer a produção de pesquisadoras e pesquisadores e suas distintas abordagens.
A indicação dessa semana é o artigo da jornalista Isabel C. Clavelin da Rosa, publicado na Revista Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC) em dezembro de 2014.
Isabel Clavelin (@belclavelin) é doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
Abaixo dados do artigo e resumo disponibilizado no texto.
Imprensa Negra: descobertas para o Jornalismo brasileiro
ROSA, Isabel Cristina Clavelin da. Imprensa Negra: descobertas para o Jornalismo brasileiro. In: Estudos em Jornalismo e Mídia Vol. 11 Nº 1 Julho a Dezembro de 2014. Disponível também em https://negritos.com.br/
Resumo: Vinte e cinco anos após o surgimento da atividade jornalística no Brasil, em 1808, a imprensa negra iniciava a sua operação por meio do jornal O Homem de Cor, editado por Francisco de Paula Brito, em 1833. Produções jornalísticas feitas para negros e sobre negros, os jornais da imprensa negra representam a conquista de enunciação própria da comunidade negra num período de tempo compreendido da escravização ao terceiro milênio. Neste artigo, é recuperada parte dessa trajetória, aportando novos elementos aos estudos sobre o Jornalismo brasileiro.
Boa leitura!
Para mais informações entre em contato pelo email: negritosimpresanegra@gmail.com
15/07/2020
Martha Rosa Figueira Queiroz
Coordenadora Negritos