SINBA nº 1| Julho de 1977

Voltar

O Jornal SINBA, fundado pela Sociedade de Intercâmbio Brasil-África (SINBA), no Rio de Janeiro, teve sua primeira edição publicada em Julho de 1977 e circulou até 1980.

Nesta edição do Mais Imprensa Negra, apresentaremos a primeira edição do Jornal, destacando a matéria intitulada Movimento Negro e Associações (página 3). Como todo texto, esse também  é datado, Julho de 1977. O Brasil  lutava pelo fim da ditadura militar e os movimentos sociais retomavam seus passos, entre esses, o movimento negro.

Daí, é compreensível a leitura polarizada entre “negro de casa grande e negro do eito”, pela qual o autor agrupava as tendências das organizações negras. Nessa categorização, o jornal optou por relacionar grupos e eventos históricos desde o escravismo até a década de 1970 a uma das duas tendências.  Importante a análise do texto, que nos coloca diante de uma leitura que ao tempo que nos reduz a dois grandes blocos, nos instiga a pensar em quais aspectos a postura da matéria encontra ecos na atualidade. Será na metodologia da abordagem? Talvez na atitude de colocar as divergências e contradições internas? Na leitura crítica das lideranças? Nas acusações aos ditos como da “casa grande”?

Enfim, uma fonte para a historiografia do Movimento Negro, que a cada dia revela a ampla diversidade e subjetividade que nos compõem como grupo.

Esse é o convite do Mais Imprensa Negra/Negritos dessa semana. Boa leitura!

Para mais informações entre em contato pelo email: negritosimpresanegra@gmail.com 

Martha Rosa F. Queiroz

Coordenadora do Negritos