Indicação de leitura

Voltar

A indicação de leitura dessa semana é o artigo intitulado “A imprensa negra como fonte para a história social do negro”, escrito por Ângela Pereira Oliveira, Doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Abaixo informações e resumo disponibilizado no texto, além do material em PDF.

OLIVEIRA, Ângela Pereira. A imprensa negra como fonte para a histórica social do negro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Resumo: No Rio Grande do Sul os estudos que empregam a imprensa negra como fonte têm aumentado na última década, ainda assim se trata de uma fonte pouco explorada pelos pesquisadores. Uma vez que, esses relatos deixados pelos negros que se apropriaram da imprensa como forma de propagação de suas ideias possuem uma infinidade de especificidades a serem analisadas. Para esse estudo utilizo como fonte, especificamente, dois jornais de imprensa negra que circularam no Rio Grande do Sul. O primeiro título é denominado de O Exemplo (1892-1930), e foi elaborado na cidade de Porto Alegre, já o segundo, A Alvorada (1907-1965), circulou na cidade de Pelotas, na região sul do Estado. Através desses periódicos busco demonstrar algumas das possibilidades que a fonte possui para se conhecer, estudar e compreender um pouco mais sobre a história social do negro no Rio Grande do Sul, a fim de desconstruir estereótipos e mitos em relação ao grupo. A imprensa negra é um registro deixado pelos próprios negros sobre a sua história e o contexto em que estavam inseridos, ela é cheia de intencionalidade e de escolhas que serão problematizadas ao longo desse estudo.

Boa leitura!

View Fullscreen

Para mais informações entre em contato pelo email: negritosimprensanegra@gmail.com

23 de Dezembro de 2020

Martha Rosa Figueira Queiroz

Coordenadora Negritos